Área de concentração
De Programa de Pós Graduação em Administração
(Criou página com '==Gestão Social e Ambiental== No plano da educação superior e da ciência e tecnologia, as questões sociais e ambientais tem despertado interesse desde o início da déc...') |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
==Gestão Social e Ambiental== | ==Gestão Social e Ambiental== | ||
− | No plano da educação superior e da ciência e tecnologia, as questões sociais e ambientais tem | + | <div style="text-indent:40px;"> |
− | + | No plano da educação superior e da ciência e tecnologia, as questões sociais e ambientais tem despertado interesse desde o início da década 60 do século passado, com várias áreas do conhecimento se debruçado sobre os temas, explorando aspectos tecnológicos, comportamentais, de planejamento, de gestão e de educação associados a questões variadas, tais como: questões vinculadas ao bem-estar social, a exemplo da melhoria dos padrões de vida (renda, consumo e riqueza), da participação política e governança, e das conexões e relações sociais; das questões ambientais, relacionadas ao planejamento e uso de recursos naturais, descarte de resíduos, uso e ocupação do solo, eficiência energética, gestão sustentável, entre tantos outros aspectos amplos e específicos que passaram a fazer parte das agendas de pesquisa tanto dos órgãos de fomento, como de universidades e institutos de pesquisa. | |
− | despertado interesse desde o início da década 60 do século passado, com várias áreas do | + | </div> |
− | + | <div style="text-indent:40px;"> | |
− | conhecimento se debruçado sobre os temas, explorando aspectos tecnológicos, | + | Conforme apregoam vários autores que exploram as questões ambientais no atual contexto trata-se muito mais de uma problemática eminentemente social, que foi gerada e está envolvida por um conjunto de processos sociais, na qual é preciso propor e normatizar um conjunto de processos de produção e de consumo que, sujeitos a racionalidade econômica e a lógica do mercado, degradam o ambiente e a qualidade de vida. Nesse sentido, os problemas socioambientais só existem em decorrência das formas de apropriações do mundo e da natureza a partir das relações sociais e de poder, que se materializam por meio da economia, da política, da ciência, da tecnologia, contextos históricos e culturais, etc. O desafio da atualidade está em compreender a complexidade embutida na dinâmica dos sistemas socioambientais e das suas diversas formas de articulações com outros fenômenos sociais e ambientais. |
− | + | <p> | |
− | comportamentais, de planejamento, de gestão e de educação associados a questões variadas, | + | Nessa perspectiva, a pesquisa sobre a problemática socioambiental diz respeito, fundamentalmente, ao reconhecimento da relação de interdependência entre sociedade e natureza o que requer um enfoque interdisciplinar do relacionamento e da interdependência entre seres humanos e a natureza. Os problemas ambientais emergem a partir da interação de processos sociais e ecológicos, podendo ser examinados dentro de um contexto de parâmetros sociais e ambientais, assim como, espaciais e temporais. |
− | + | Dentro da discussão do papel das Universidades na promoção e no desenvolvimento de temas socioambientais, surgem várias perspectivas que envolvem sua própria missão: | |
− | tais como: questões vinculadas ao bem-estar social, a exemplo da melhoria dos padrões de | + | </p></div> |
− | + | ||
− | vida (renda, consumo e riqueza), da participação política e governança, e das conexões e | + | |
− | + | ||
− | relações sociais; das questões ambientais, relacionadas ao planejamento e uso de recursos | + | |
− | + | ||
− | naturais, descarte de resíduos, uso e ocupação do solo, eficiência energética, gestão | + | |
− | + | ||
− | sustentável, entre tantos outros aspectos amplos e específicos que passaram a fazer parte das | + | |
− | + | ||
− | agendas de pesquisa tanto dos órgãos de fomento, como de universidades e institutos de | + | |
− | + | ||
− | pesquisa. | + | |
− | + | ||
− | Conforme apregoam vários autores que exploram as questões ambientais no atual | + | |
− | + | ||
− | contexto trata-se muito mais de uma problemática eminentemente social, que foi gerada e | + | |
− | + | ||
− | está envolvida por um conjunto de processos sociais, na qual é preciso propor e normatizar um | + | |
− | + | ||
− | conjunto de processos de produção e de consumo que, sujeitos a racionalidade econômica e a | + | |
− | + | ||
− | lógica do mercado, degradam o ambiente e a qualidade de vida. Nesse sentido, os problemas | + | |
− | + | ||
− | socioambientais só existem em decorrência das formas de apropriações do mundo e da | + | |
− | + | ||
− | natureza a partir das relações sociais e de poder, que se materializam por meio da economia, | + | |
− | + | ||
− | da política, da ciência, da tecnologia, contextos históricos e culturais, etc. O desafio da | + | |
− | + | ||
− | atualidade está em compreender a complexidade embutida na dinâmica dos sistemas | + | |
− | + | ||
− | socioambientais e das suas diversas formas de articulações com outros fenômenos sociais e | + | |
− | + | ||
− | ambientais. | + | |
− | + | ||
− | Nessa perspectiva, a pesquisa sobre a problemática socioambiental diz respeito, | + | |
− | + | ||
− | fundamentalmente, ao reconhecimento da relação de interdependência entre sociedade e | + | |
− | + | ||
− | natureza o que requer um enfoque interdisciplinar do relacionamento e da interdependência | + | |
− | + | ||
− | entre seres humanos e a natureza. Os problemas ambientais emergem a partir da interação de | + | |
− | + | ||
− | processos sociais e ecológicos, podendo ser examinados dentro de um contexto de parâmetros | + | |
− | + | ||
− | sociais e ambientais, assim como, espaciais e temporais. | + | |
− | + | ||
− | Dentro da discussão do papel das Universidades na promoção e no desenvolvimento de temas | + | |
− | + | ||
− | socioambientais, surgem várias perspectivas que envolvem sua própria missão: | + | |
* Ampliar a oferta acadêmica dirigida para a formação de profissionais com perfis para | * Ampliar a oferta acadêmica dirigida para a formação de profissionais com perfis para |
Edição das 10h45min de 28 de junho de 2017
Gestão Social e Ambiental
No plano da educação superior e da ciência e tecnologia, as questões sociais e ambientais tem despertado interesse desde o início da década 60 do século passado, com várias áreas do conhecimento se debruçado sobre os temas, explorando aspectos tecnológicos, comportamentais, de planejamento, de gestão e de educação associados a questões variadas, tais como: questões vinculadas ao bem-estar social, a exemplo da melhoria dos padrões de vida (renda, consumo e riqueza), da participação política e governança, e das conexões e relações sociais; das questões ambientais, relacionadas ao planejamento e uso de recursos naturais, descarte de resíduos, uso e ocupação do solo, eficiência energética, gestão sustentável, entre tantos outros aspectos amplos e específicos que passaram a fazer parte das agendas de pesquisa tanto dos órgãos de fomento, como de universidades e institutos de pesquisa.
Conforme apregoam vários autores que exploram as questões ambientais no atual contexto trata-se muito mais de uma problemática eminentemente social, que foi gerada e está envolvida por um conjunto de processos sociais, na qual é preciso propor e normatizar um conjunto de processos de produção e de consumo que, sujeitos a racionalidade econômica e a lógica do mercado, degradam o ambiente e a qualidade de vida. Nesse sentido, os problemas socioambientais só existem em decorrência das formas de apropriações do mundo e da natureza a partir das relações sociais e de poder, que se materializam por meio da economia, da política, da ciência, da tecnologia, contextos históricos e culturais, etc. O desafio da atualidade está em compreender a complexidade embutida na dinâmica dos sistemas socioambientais e das suas diversas formas de articulações com outros fenômenos sociais e ambientais.
Nessa perspectiva, a pesquisa sobre a problemática socioambiental diz respeito, fundamentalmente, ao reconhecimento da relação de interdependência entre sociedade e natureza o que requer um enfoque interdisciplinar do relacionamento e da interdependência entre seres humanos e a natureza. Os problemas ambientais emergem a partir da interação de processos sociais e ecológicos, podendo ser examinados dentro de um contexto de parâmetros sociais e ambientais, assim como, espaciais e temporais. Dentro da discussão do papel das Universidades na promoção e no desenvolvimento de temas socioambientais, surgem várias perspectivas que envolvem sua própria missão:
- Ampliar a oferta acadêmica dirigida para a formação de profissionais com perfis para
colocar em prática na sua vida profissional aspectos relacionados às questões sociais e
ambientais na perspectiva de suas contribuições para um desenvolvimento mais sustentável;
- Desenvolver projetos de pesquisa que abordem temas relacionados à
sustentabilidade;
- Promover atividades de pesquisa e extensão que trabalhem os temas junto à
comunidade, ao governo e ao setor empresarial e;
- Repensar currículos que incorporem interfaces das dimensões da gestão
socioambiental.