PPrincipal

Linhas de Pesquisa

De Programa de Pós Graduação em Administração

(Diferença entre revisões)
 
(12 edições intermediárias de um usuário não apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
 +
 +
== Research Directions: ==
 +
 +
 +
<br>
 
===''Organizações, Desenvolvimento Sustentável e Indicadores de Sustentabilidade''===
 
===''Organizações, Desenvolvimento Sustentável e Indicadores de Sustentabilidade''===
<p>
+
 
    <div style="text-align: justify;" "text-indent: 40px;">  
+
 
 +
<p style="text-align: justify;">
 
Esta linha de pesquisa tem como objetivo explorar os novos papéis das organizações e das
 
Esta linha de pesquisa tem como objetivo explorar os novos papéis das organizações e das
  
Linha 17: Linha 23:
  
 
qual tem contribuído para o aumento da concentração de riqueza e das desigualdades sociais.
 
qual tem contribuído para o aumento da concentração de riqueza e das desigualdades sociais.
</div> </p>
+
</p>  
  
 +
<br>
 
===''Educação e Cidadania no Contexto das Políticas de Gestão Social e Ambiental''===
 
===''Educação e Cidadania no Contexto das Políticas de Gestão Social e Ambiental''===
  
 
+
<p style="text-align: justify;">
 
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar a educação a partir de um processo
 
Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar a educação a partir de um processo
  
Linha 41: Linha 48:
  
 
consequentemente, a melhoria das condições de vida das pessoas e da sociedade em geral.
 
consequentemente, a melhoria das condições de vida das pessoas e da sociedade em geral.
 +
</p>
 +
 +
<br>
 +
 +
'''Organizations, Sustainable Development and Sustainability Indicators'''
 +
 +
<p style="text-align: justify;">
 +
This research direction aims to explore the new role of organizations and
 +
management practices in the new context of development policy, based on the
 +
application of equity principles between the different dimensions of sustainable
 +
development. It focuses on the creation, adaptation and application of systems of
 +
sustainability indicators as a mechanism for evaluating the process of creating a
 +
model of development that is more inclusive, democratic and participatory and can
 +
help minimize the impact of development focused on economic issues, which has
 +
contributed to an increasing concentration of wealth and social inequalities.
 +
</p>
 +
 +
<br>
 +
'''Education and citizenship in the context of social and environmental management
 +
policies'''
 +
 +
<p style="text-align: justify;">
 +
This line of research aims to examine education as an emancipatory process that
 +
provides the foundation for social inclusion and the resolution of social and
 +
environmental problems. This implies a commitment to an ideology of citizenship,
 +
empowerment, and social change. It is based on the assumption that the process of
 +
social and environmental policy formulation should be co-created by social,
 +
organizational and institutional actors in building a democratic and participatory
 +
society. This makes it possible to organize and expand the capacities of the various
 +
actors to promote development initiatives that encompass so many economic,
 +
political, social, cultural and/or environmental aspects that they expand the exercise
 +
of citizenship rights and, consequently, contribute to improving the living conditions
 +
of people and society in general.
 +
</p>

Edição atual tal como às 10h12min de 29 de março de 2023

[editar] Research Directions:


[editar] Organizações, Desenvolvimento Sustentável e Indicadores de Sustentabilidade

Esta linha de pesquisa tem como objetivo explorar os novos papéis das organizações e das práticas de gestão no novo contexto das políticas de desenvolvimento, baseados na aplicação de princípios da equidade entre as várias dimensões do desenvolvimento sustentável, com foco especial na criação, adaptação e aplicação de sistemas de indicadores de sustentabilidade, como mecanismo para avaliar o processo de geração de uma modelo de desenvolvimento que seja mais includente, democrático e participativo capazes de contribuir para minimizar os efeitos de um desenvolvimento voltado para as questões econômicas, o qual tem contribuído para o aumento da concentração de riqueza e das desigualdades sociais.


[editar] Educação e Cidadania no Contexto das Políticas de Gestão Social e Ambiental

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar a educação a partir de um processo emancipatório que se constitui a base para a inclusão social e a resolução de problemas de ordem social e ambiental. Como efeito, surge o comprometimento com um ideário de cidadania, de empoderamento e de transformação social. Parte-se do pressuposto de que o processo de formulação de políticas sociais e ambientais deveria ser compartilhado entre atores sociais, organizacionais e institucionais, na construção de uma sociedade democrática e participativa. Isto possibilita organizar e ampliar a capacidade dos diversos atores em promover iniciativas de desenvolvimento que incluam tantos aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e/ou ambientais, ampliando o exercício da cidadania e contribuindo, consequentemente, a melhoria das condições de vida das pessoas e da sociedade em geral.


Organizations, Sustainable Development and Sustainability Indicators

This research direction aims to explore the new role of organizations and management practices in the new context of development policy, based on the application of equity principles between the different dimensions of sustainable development. It focuses on the creation, adaptation and application of systems of sustainability indicators as a mechanism for evaluating the process of creating a model of development that is more inclusive, democratic and participatory and can help minimize the impact of development focused on economic issues, which has contributed to an increasing concentration of wealth and social inequalities.


Education and citizenship in the context of social and environmental management policies

This line of research aims to examine education as an emancipatory process that provides the foundation for social inclusion and the resolution of social and environmental problems. This implies a commitment to an ideology of citizenship, empowerment, and social change. It is based on the assumption that the process of social and environmental policy formulation should be co-created by social, organizational and institutional actors in building a democratic and participatory society. This makes it possible to organize and expand the capacities of the various actors to promote development initiatives that encompass so many economic, political, social, cultural and/or environmental aspects that they expand the exercise of citizenship rights and, consequently, contribute to improving the living conditions of people and society in general.